terça-feira, 5 de maio de 2009

Onde Jesus Condena

Por ter escrito em seu blog que havia deixado o islã e se convertido ao cristianismo, o saudita Hamoud Saleh Al-Amri, 28 anos, foi preso em 13 de janeiro deste ano em Riyadh, capital da Arábia Saudita. O rapaz fora solto no último dia 28 de março e disse em seu blog que foi solto devido a uma certa pressão feita pelos Direitos Humanos. A Arábia Saudita permanece um país onde a expressão política é muito restrita, e somente uma versão do islamismo sunita pode ser praticada abertamente. Outras formas de islamismo e outras religiões são restringidas.

O Google e autoridades sauditas bloquearam o acesso ao blog de Hamoud, que em fevereiro voltou a ser visto devido a um levante público. Na Arábia Saudita, a pena de morte por apostasia à fé islã continua em vigor, embora não se tenha registrado casos da aplicação desta pena há alguns anos. Uma reforma política e religiosa tem sido aplicada no país sem sucesso.

Já o Brasil, um país não-laico por se dizer católico, o livre culto a outras religiões permanece livre. O cristianismo reformado chegou em terras tupiniquins pelos holandeses em 1625. Na época, o catolicismo reprimiu o protestantismo no Brasil levando os crentes à opressão e até à morte, mas não conseguiu disseminar o novo credo. Hoje, os protestantes somam quase 20% da população brasileira e segundo pesquisas, até 2045, serão 50%.

Embora seja chamado de "Fênomeno Evangélico", o crescimento de igrejas facilitou que muitas pessoas optassem por se converter ao protestantismo. Igrejas esquisitas ou diferentes, têm sido o grande atrativo: igrejas com pranchas, ringues, baladas, festas e raves, são o aperitivo para quem gosta de encontrar a sua tribo e vibe dentro delas. Por enquanto, no Brasil ainda não é crime poder demonstrar sua fé em qualquer deus, de qualquer maneira e em qualquer cidade e ou lugar. Em outros lugares, contudo, o cristianismo tem levado a muitos à uma nova Inquisição.

Com informaçãoes de Lagoinha.Com

Leandro Budugo é jornalista, tem seu blog pessoal 'BudugoLand!' e é colaborador do blog 'Vinde a Mim'.

Um comentário:

  1. Le!!!!!!!! Que legal que vc tá no blog!! Amei
    Ah adorei o novo template do blog

    ResponderExcluir