segunda-feira, 4 de maio de 2009

O que importa mesmo é louvar

Os tipos de músicas evangélicas mudaram muito durante os últimos tempos. Há cerca de 20 anos atrás era praticamente impossível ouvir música de rock aqui no Brasil, não porque era proibido, mas simplesmente porque não havia bandas de rock. Após a revolução que houve na música gospel nas últimas duas décadas (que veremos com mais detalhes nos próximos posts), pode-se ouvir nos dias de hoje os mais variados gêneros de música, desde funk até sertanejo.

Existe música pra todos os gostos. E os gêneros convivem bem entre si, sem todos aqueles preconceitos.

Prova disso, foi o evento que ocorreu no Espaço Renascer na última sexta-feira. As 24 horas de louvor iniciaram à meia-noite do dia 1 de maio e foram até à meia-noite do sábado dia 2. Só nas primeiras horas do evento, houve samba com a Bateria Renascer, show de rock com a banda Resgate, show de rap com Dj Alpiste, show de axé com a Banda do P.A(Projeto Amar- grupo de jovens da igreja Renascer em Cristo), música eletrônica com Dj Mitchú. As demais bandas que passaram por lá durante o dia foram os grupos de louvor das igrejas, como o Renascer Praise.

Assim como a música chamada de secular, a música gospel também sofre muita influência das músicas internacionais. Todos sempre estão de olho no que acontece lá fora.
Talvez você esteja agora se perguntando se já ouviu falar, ou se conhece alguma banda gospel por aí. Existem as bandas como Oficina G3, que teve o clipe da música O tempo do álbum O tempo (2000) veiculado em canais de musica como MTV Brasil e Multishow.

Quando o assunto são as bandas internacionais, um bom exemplo é a banda Switchfoot, uma banda formada por pessoas cristãs que querem fazer o seu som para todas as pessoas. “Como um Cristão, eu tenho muito a dizer dentro das paredes da igreja. Mas também, como um Cristão, eu tenho muito a dizer, igualmente, sobre a vida em geral, diz Jon Foreman, vocalista da banda.

A música Only Hope, fez parte do filme “Um amor para recordar”(2002) e Dare you to move, fez parte da trilha sonora do mesmo filme. Em seguida, no ano de 2003 Mean to live fez parte da trilha sonora do filme "Homem-Aranha".

O mundo mudou, as igrejas evangélicas e suas influências também mudaram. O que importa mesmo para eles é o capítulo 150 do livro de Salmos: "Todo ser que respira louve ao Senhor."

Nós acompanharemos essas mudanças e evoluções em nossos próximos posts. E que tipo polêmica podem ter causado, ou estão causando.
Até lá.

Contribuiram com essa matéria:
- Site Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Switchfoot.
Foto acima: Evento 24 horas de louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário