quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nossa Enquete




A nossa priemira enquete mostrou divisão de opiniões quando 27% dos votos dos participantes visitaram e gostaram de igrejas evangélicas e outros 27% não tem a menor curiosidade em conhecê-las.

Mas a maior "fatia do bolo", com 36% dos votos, conheceram e gostaram, enquanto 1% não gostou.


Enfim, essa não foi uma maneira de defender ou não a visita à qualquer igreja. A enquete foi só uma maneira de fazer o nosso leitor participar e de sabermos oque pensam sobre o blog.


Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, a visita de todos. E caso você, caro leitor, tenha dúvida em relação a algum assunto, comente.

Abraços à todos,

Equipe Vinde-a-Mim

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cura através da fé: Será possível?

Por : Annally Alves

Em continuação ao tema abordado no post “Fé e longevidade”, conversamos com o jovem Lucas*. Ele foi curado de câncer na garganta e acredita que foi através da fé que obteve a cura da doença.

Neste post, queremos mostrar a história de uma pessoa que acredita nos estudos relatados na matéria anterior.

Lucas, aos catorze anos de idade descobriu que tinha um câncer maligno na garganta. Segundo os médicos, aquele tumor poderia ser retirado da garganta, mas provavelmente, voltaria ainda mais violento em outros lugares.

“Lembro que a minha mãe ficou muito mal, tentava me passar tranquilidade, mas eu sabia que ela estava cheia de medo de me perder pro câncer.”

A partir disto a mãe de Lucas passou a frequentar uma igreja evangélica, em busca de conforto para a situação que viviam. Ele nos conta que dona Ana*, a mãe dele, passou a voltar mais confiante dos cultos da igreja. Sempre que iam aos médicos para uma nova consulta e estes não diagnosticavam uma melhora da doença, ao invés de chorar ela se mostrava confiante e passava uma tremenda segurança para ele.

Alguns meses depois Lucas, os outros dois irmãos e o pai, começaram a visitar a igreja.
“Gostei muito de lá, me senti amparado por Deus, e entendi que Deus não queria me ver doente daquela maneira. Antes eu nem sabia o que era oração, mas depois, sempre orava pedindo para que Deus me curasse.”

Lucas começou a passar por um forte tratamento contra a doença, foram necessárias diversas seções de quimioterapia, em sua dose mais forte, passou a fazer rádioterapia para combater o tumor. Essa foi a época de maior sofrimento, nos confirma dona Ana. Ela diz: “mas nesta hora que todos nós nos aproximamos ainda mais de Deus, e pedimos uma resposta para aquela doença horrível, e que em pouco tempo acabaria tirando o meu filho de mim.”

Como de costume, dona Ana levou Lucas ao médico para que ele avaliasse o efeito do tratamento contra o câncer. Mas naquele dia todos tiveram uma grande surpresa.

” O médico, não sabia se desconfiava do resultado, ou se ficava feliz, mas disse que algo estranho tinha acontecido. Perguntamos o que era, e ele nos respondeu que não constava mais nada nos meus exames.”

Como de costume na medicina, o médico que cuidava de Lucas pediu outro exame que veio a comprovar o resultado do exame anterior.

Inexplicavelmente, ou não, Lucas estava curado do câncer que tinha na garganta. Hoje, quatro anos depois, ele e a família ainda frequentam a igreja, e confirmam que se não fosse a fé que eles têm em Deus, esse milagre não teria sido possível.

E Lucas ainda afirma que para ele, a saúde, e a longevidade estão diretamente ligadas a crença em Deus.

Mas o que será que especialistam acham disso? É oque leremos no próximo post.

Obs: Os nomes nesse blog foram trocados a pedido do entrevistado.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Revolução do eu amo



"Se nossa geração for lembrada por Ipods, Myspace,Orkut e Youtube, nós erramos.Se a História falar de nossa geração como pioneiros individualistas da era digital, dos reality shows e celebridades com propósitos, nós teremos falhado. Toda geração precisa de uma revolução e essa tem que parecer, soar, andar e respirar como AMOR.Não é um conceito novo. É um conceito eterno. É a razão pela qual vivemos. É o chamado fundamental do que significa ser um seguidor de Cristo.Ame a Deus. Ame as pessoas. É essa a revolução. Que revolucionário, eu sei. Mas, se nós compreendermos o que isso significa, se estabelecermos em nosso pensamento como isso é e começarmos a vivê-la, nós mudaremos o mundo..."

Joel Houston- Líder do Hillsong United

O grupo de jovens Hillsong United, da igreja australiana Hillsong, lançou em 2008 o projeto “The I heart revolution”, a Revolução do eu amo.
A primeira parte do projeto foi o Cd “With hearts as one”, com 30 musicas que foram gravadas em diversos países durante as turnês da banda. No trailer do projeto aparecem frases do discurso do Pastor Batista Martin Luther King I have a dream, cenas de guerras e pobreza. A primeira parte fala sobre confissão, levar as pessoas a conhecerem a Deus.
Em 2009 chega também a segunda parte We’re all in this together”, outro documentário que mostra como as pessoas, chamadas de adoradores de Cristo podem fazer a diferença sendo os pés e as mãos de Deus na terra. Esta segunda parte mostrará o “povo” em ação.
O intuito do Projeto é levar amor de Deus a todas as pessoas, sejam ricas, pobres, negras, brancas, gordas ou magras, e ensiná-las a serem verdadeiros adoradores de Deus, mostrando que isso é o que Deus escolheu pra elas.
"As pessoas não são tão diferentes. As culturas são diferentes, mas somos todos pessoas. Toda alma tem o mesmo objetivo e todas as pessoas querem se sentir valorizadas e amadas"
O trailer do projeto termina com a frase: "Para ser salvo, não nos custa nada.Para ser discípulo, nos custa tudo!"
Em nossos próximos posts, falaremos mais sobre a banda que está revolucionando o mundo Gospel e atraindo milhares de jovens.
Quem quiser conhecer um pouco mais do projeto pode acessar o site oficial:
http://www.iheartrevolution.com/
Ou ainda o site da banda:
http://www2.hillsong.com/united/#/home

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Afinal o que queremos?

Nossa primeira publicação intitulada "Sejam bem-vindos", realmente expressou o nosso objetivo. Realmente queremos levar até as pessoas um pouco mais do mundo cristão.
Em virtude de certos comentários maldosos, resolvemos esclarecer alguns fatos:
Pra nós é muito gratificante saber que existem pessoas dispostas a reservar uma parte de seu tempo para ler nossas postagens. É claro que somos aprendizes, não somos profissionais e muito menos perfeitas, buscamos acertar mas nem sempre isso é possível. Nossa intenção não é difamar ninguém, nem segregacionar.
O mundo cristão é complexo e polêmico por si só. Queremos sim discutir e debater temas aqui, sem desrespeitar e sem sermos desrespeitadas.
Da mesma forma que nos compretemos a aceitar os comentários, e comentá-los sem atingir a opinião de ninguém, esperamos receber o mesmo respeito. Agradecemos a cada um de vocês que colocam seus comentários e interagem conosco.
Independente daquilo que acreditamos, ou não, queremos ser o mais imparcial possível. Não queremos atingir ou atacar a fé de ninguém (afinal não é este nosso propósito), também não queremos ocultar nenhum fato.
Somos fututras jornalistas, que ainda temos um longo caminho a percorrer.
Vou parando por aqui pra não ficar muito repetitiva. Muito obrigada, a todos vocês.

Ah! e é claro sejam muito bem - vindos!!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fé & Longevidade


Por Annally Alves



Quem frequenta alguma igreja pelo menos uma vez por semana tem expectativa de vida maior do que aqueles que não adotam esse tipo de hábito.

Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Pittsburg nos Estados Unidos.

De acordo com o levantamento, o costume de ir às igrejas reduz o estresse tanto pelo ambiente acolhedor, quanto pela orientação que a pessoa recebe para lidar com os problemas.

Para o coordenador da pesquisa, Daniel Hall, "alguma coisa nessas comunidades traz benefícios à saúde."

Uma outra pesquisa, dessa vez realizada pela equipe do psicólogo Michel McCullough da Universidade de Miami( EUA), concluí que a fé é capaz de incentivar as pessoas a exercitarem o auto-controle e a regular mais eficientemente as suas emoções e comportamentos a fim de poderem perseguir os objetivos valorizados.

O psicólogo observou ainda que este grupo tende a ter taxas de abuso de substâncias menores, melhor desempenho escolar, menos delinquência, melhores comportamentos de saúde, menos depressão e vidas mais longas.

O antropólogo Ari Pedro Oro, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem se dedicado nos últimos anos, a analisar a atuação das igrejas evangélicas brasileiras. Ele observa que ao procurar uma igreja pentecostal, a pessoa busca uma segurança emocional capaz de lhe oferecer condições de continuar enfrentando todos os problemas. Até porque nos últimos anos, as igrejas, ao invés de glorificarem o sofrimento, enaltecem o bem-estar do cristão, que por sua vez retribui com um modo de vida melhor.

Assim como os estudos de Daniel Hall e Michel McCoullough, são inúmeras as pesquisas que confirmam que a prática religiosa está relacionada a qualidade de vida, bem-estar e felicidade.
Entre os exemplos está um trabalho realizado na Universidade de Duke, na Carolina do Norte(EUA), que mostrou que as pessoas que tem fé conseguem melhorar o funcionamento do seu sistema imunológico." Ter uma fé ativa é tão fortemente associado a longevidade quanto ao hábito de não fumar", afirma David Myers, professor de psicologia da faculdade de Michgan, também nos Estados Unidos.

Fonte: Agência Unipress Internacional
Obs: Continua em próximos posts

segunda-feira, 6 de abril de 2009

You loved a people undeserving

De acordo com o dicionário Aurélio, páscoa significa: 1) Festa anual dos hebreus que comemora sua saída do Egito. 2)Festa anual dos cristãos que comemora a ressurreição de Cristo.
A Páscoa era uma festa sagrada da primavera, que relembrava o fato histórico da saída do povo de Israel do Egito. Ela comemorava a passagem do anjo destruidor pelas casas dos judeus sem lhes causar dano, devido ao sangue do cordeiro aspergido nos portais e no batente superior das portas das casas. (Êxodo 12: 1-36) A crucificação de Cristo ocorreu no dia da preparação da páscoa.”
Assim como o povo judeu comemorava a sua saída do Egito, os Cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. Através de seu sacrifício e do derramamento de seu sangue na cruz houve o perdão dos pecados de todos aqueles que se arrependerem.
Para Wanda Lima, presbítera da igreja Renascer em Cristo, a páscoa perdeu seu verdadeiro significado, hoje é um acontecimento meramente e totalmente comercial. “Você já ouviu a televisão falar sobre ressurreição? Só se ouve falar em chocolate. Pergunte a uma criança se ela sabe o que é Páscoa. A primeira coisa que elas saberão responder é sobre o tamanho do ovo que querem ganhar.”
Wanda acredita ainda que “muitas famílias perderam os valores espirituais. Os pais pensam em dar o melhor estudo à seus filhos, os melhores brinquedos, as melhores viagens, claro todos queremos o melhor para nossos filhos,mas esquecem-se de falar de Deus à eles, de ensiná-los a ter fé."
Segundo os cristãos, Jesus veio ao mundo para salvar àqueles que estavam perdidos. E quem estava perdido? Todos estavam. Dessa forma após a morte de Cristo, todo aquele que crer em Jesus e aceitá-lo como seu salvador poderá ser salvo.
“A páscoa para os cristãos é também um momento de reflexão. Serve para lembrá-los que estavam sem direção, com um futuro incerto, porém Deus com seu infinito amor, enviou seu único filho para que humanidade pudesse ser salva. É também para lembrá-los que eram indignos(undeserving) e que hoje podem ser chamados de Filhos de Deus.A ressurreição de Cristo significou o início de uma nova vida. Uma vida cheia da graça de Deus.”
Que todos possam em algum momento da vida alcançar essa graça.
Bibliografia: Bíblia de estudo Pentecostal, dicionário Aurélio.
Foto acima: Túmulo de Jesus Cristo em Israel com os dizeres:"Ele não está aqui, porque ele ressuscitou."

quarta-feira, 1 de abril de 2009

"YES, WE LIKE ROCK TOO!"


Annally Alves

-" Ô grande, me vê uma cerveja?"
-" Não servimos bebidas alcoólicas, senhor!"


Esse foi o pedido de um típico "boyzinho" dos jardins, no Brother Simion Shop & Café, na Alameda Lorena, em São Paulo.
Ao som contagiante de uma banda de rock gospel, fui visitar o pub, que lembra o estilo londrino, porém, não servem bebidas alcoólicas, nem vendem cigarros, e coisas do gênero.
Lá, todas as tribos são muito bem vindas, sejam de reggae, jazz, pop, rock....
Brother Simion, é compositor, cantor, tem banda, e é cristão...Ele é o idealizador do local que é batizado com o nome artístico dele.
Ele nos conta que queria um local onde os jovens cristãos pudessem se divertir nos finais de semana, depois do culto; e que além disso fosse livre dos malefícios oferecidos pelo mundo. Simion se inspirou nas experiências que teve no exterior para criar o café, que também é uma loja do estilo cristão.
No piso superior, existe um lounge e um palco, onde as bandas se apresentam. Há também uma lanchonete, e o pedido que mais sai, é o açaí na tigela.
Outra sensação é a loja de artigos e moda cristã na parte inferior do pub. Grifes como " Saved, God's girl, BS," são comercializadas lá.
"Vejo o que é tendência no exterior e, então procuro aplicar em roupas e acessórios arrojados, que glorificam o nome do Senhor."
Lá é um ótimo lugar para levar os amigos, pois "quebra" aquela visão quadrada que muitos tem sobre "ser de Deus."
Simion ainda deixa uma mensagem: " O mundo precisa de Deus, e só vai conhecê-lO através de seu testemunho: as pessoas tem que enxergar Cristo em você. Seja uma testemunha viva do amor de Deus. Viva Jesus!"

E se você ficou curioso para conhcer o lugar, não hesite. Vá e leve seus amigos.

O Brother Simion Shop & Café fica na Alameda Lorena, 2132, no Jardins. É próximo à avenida Rebouças, no metrô Consolação.

E funciona de terça à quinta até às 23 horas e de sextas e sábados até a 1 hora.

Para maiores informações ligue: 11- 3061-9912.
**Dando uma atualizada, quem quiser saber mais sobre o Brother Simion, tem um site não muito atualizado, mas que fala mais sobre ele: http://www.brothersimion.com.br/